segunda-feira, 1 de julho de 2013

Atividade: Quebrando a Cuca - parte 1

Bom dia pessoal,

Hoje a nossa atividade consiste em elaborar uma pergunta que envolva a  análise diplomática e tipológica em torno do tema escolhido para a nossa oficina, como trabalho final da disciplina. As nossas atividades agora serão trabalhadas em cima dos temas escolhidos por cada blog, e como a ideia principal de Apresentação do nosso blog é sobre os documentos da Ditadura Militar, a revelação e o direito ao acesso desta documentação. Talvez esse tema para algus seja piégas, mas para nós ainda é um assunto polêmico e extremamente interessante e necessário. 

Portanto, gostaríamos de compartilhar com vocês uma reportagem extraída do site Documentos Revelados:

DOCUMENTOS INÉDITOS ENCONTRADOS NO ARQUIVO DA SUPERINTENDÊNCIA GERAL DA POLICIA FEDERAL DE PERNAMBUCO

Por · 13 de maio de 2013  

"Em novembro do ano passado eu e a Maria Esperança, responsável pela Coordenadoria Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal – COREG, estivemos em missão na Superintendência Geral da Polícia Federal de Pernambuco. Fizemos uma reunião com a cúpula da PF. Presentes Diretor Geral, delegados e chefe do Setor de Informações. Após nossas devidas apresentações – ali estávamos credenciados pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informamos que nossa missão era buscar documentos da ditadura e solicitamos acesso ao arquivo da repartição. A cúpula policial informou que não havia mais nenhum documento, pois com o passar do tempo eles foram destruídos. Insistimos e descemos até um porão onde em outros tempos serviu de carceragem. Ali, entre caixas e mais caixas e objetos apreendidos encontramos um grande número de documentos. Em anexo seguem registros que consegui fazer com uma maquininha que levei na viagem. Sao fotografias tiradas por agentes da Policia Federal de manifestações e também de álbuns de pessoas procuradas pela repressão."











Diante dessa reportagem o desafio agora é: como seria a análise diplomática e tipológica desses documentos, levando em consideração a autenticidade e a veracidade do contexto apresentado? 

Então, vamos quebrar a cuca! =)

Desejamos a todos uma excelente reflexão! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário